ARGAMASSA IZO-BARITAL

PRODUTO

A argamassa izo-Barital á base de Barita 200, densidade de 2,30 kg/litros, pura e homogeneizada na temperatura de 800ºC, é o mais eficaz substituto natural de lençóis e placas de chumbo, em salas de radiologia, radioterapia, consultórios dentários e médicos, salas de espectrografias, bem como em todos os ambientes onde se exige o isolamento contra radiações, inclusive nos depósitos de lixo atômicos de origem industrial ou hospitalar, ainda que em áreas especiais de armazenamento dos mesmos.

Em sua composição básica, além da barita de alto teor, encontramos outros componentes organo-minerais, que por suas características de neutralidade e inércia química, mantêm as características básicas da barita. A adição de um polímero iônico, solúvel em água, acrescenta as seguintes propriedades a argamassa:

Espessamento
Suspensão
Aglutinamento
Emulsificação
Formação de películas
Estabilização
Dispersão
Atua como protetor coloidal

Tudo isso, soma-se ao fato de dispensar uma mão de obra mais qualificada para sua aplicação e apresenta um resultado positivo em cinco dias de secagem.

MATERIAL TOTALMENTE ATÓXICO, SEM AGENTES CANCERÍGENOS E IMPUREZAS
PREPARO DE SUPERFÍCIES PARA APLICAÇÃO DA ARGAMASSA

Em paredes verticais, de alvenaria simples, tijolos furados ou prensados, blocos de pó de pedra, concreto ou saibro, deve-se antes de mais nada, aplicar um chapisco em massa forte, num traço de 4 x 1 (areia lavada e peneirada x cimento comum), preferencialmente através de peneira grossa, esperando secar por um dia no mínimo. Procedimento idêntico para aplicação no teto.

Aplicações em pisos ou lajes, observar antes uma limpeza completa do local, retirando-se restos de construções, graxas, óleos, respingos de tintas, etc. Após a colocação do material sobre pisos, aguardar cinco dias para colocação de acabamento ou mesmo para transitar sobre este.

PREPARO DA MASSA

Inicialmente procurar um local limpo e isento de impurezas, terras, restos de outros materiais, principalmente graxa, óleo, tinta e solvente.

Remisturar o material embalado para torná-lo bem homogêneo. Colocar água bem limpa, aos poucos, como se fosse em uma massa comum.

A massa estará no ponto de ser aplicada, quando apresentar-se no ponto de reboco.

ESPESSURAS MÍNIMAS A SEREM CONSIDERADAS
Consultório dentário / Raio X dentário 25 a 30 mm
Paredes hospitalares 30 a 40 mm
Salas de espectografia 30 a 40 mm
Lixo atômico 200 mm
CONSUMO DA ARGAMASSA
Cada 25 mm de espessura consome quarenta quilos de argamassa seca.
Observação final

1. Cada 25 mm de espessura desta argamassa substitui um lençol de chumbo de 1 mm de espessura.
2. Após cem horas da aplicação, o material aceita pintura, cerâmica, azulejo ou acabamento sintético para proteção mecânica.


Maiores informações através do telefone (31)3288-1022 ou pelo e-mail: vermiculita@vermiculita.ind.br